Unhas mais fortes e saudáveis: confira essas 4 dicas

Unhas bonitas fazem sobressair qualquer roupa, mas exigem cuidados. Se você vai à manicure mensalmente ou prefere manter suas unhas “ao natural” é bom saber como mantê-las. Desde cuidados com a cutícula até o formato, temos 4 dicas sobre como obter unhas mais fortes e saudáveis.

1. Cutículas

Ao invés de cortar fora as cutículas, a melhor alternativa para unhas mais fortes é investir em redutores, amolecedores e hidratantes que as façam ficar comportadas e com aspecto saudável. Quem tem o hábito de retirar as cutículas as torna maiores, pois a pele tem a capacidade de ser estimulada. Quando a cutícula fot retirada ela sempre será refeita. Para manter suas cutículas sem retirá-las siga a dicas abaixo.

unha mais fortes e saudáveis: cutícula

Primeiramente, passe um amolecedor de cutículas em volta dos dedos, esperando entre 3 e 5 minutos. Se você não tiver esse produto em casa, aplique um hidratante e mergulhe as mãos em um pote com água morna.

Em seguida, use um pauzinho de laranjeira ou uma espátula e passe-a levemente por todo o contorno da unha a fim de que a cutícula fique em seu devido lugar. Nessa etapa, os excessos de pele morta se sobressairão e você poderá cortá-las com um alicate bem afiado — mas somente as que estiverem levantadas.

Então, enxugue os dedos com uma toalha para retirar o excesso de creme, lixe as suas unhas e passe um hidratante para mãos. Agora, basta escolher o seu esmalte preferido e sair com as mãos, unhas e cutículas lindas.

2. Polimento

O polimento das unhas ajuda a remover imperfeições, estimula a circulação e deixa a superfície lisa. Mas cuidado com o excesso. O atrito criado quando lustramos nossas unhas com muita força ou com muita freqüência pode enfraquecê-las e causar rachaduras.

unha mais fortes e saudáveis: polimento

Siga esses dois passos para o correto polimento:

  1. Passe uma camada de óleo em todas as unhas (caso você não tenha o óleo específico, pode ser óleo hidratante ou mesmo óleo de bebê)
  2. Use o lado de POLIR da lixa que é mais fraquinho e adiciona muito brilho. Dê algumas passadas: umas 2 ou 3 já está de bom tamanho para garantir o polimento (cuidado para não exagerar para não afiná-las).

    Veja o antes e o depois:
unha mais fortes e saudáveis: antes e depois

3. Lixe da forma correta

Lixar unhas pode parecer uma tarefa simples, mas qualquer erro pode deixá-las tortas ou curtas demais, acabando com a harmonia nas mãos.

Além de deixar o formato das unhas mais bonito, lixar serve também para remover impurezas e células mortas. Mas lixar de maneira incorreta pode provocar a quebra e a descamação das unhas. Por isso esta é uma das partes mais importantes para uma manicure perfeita.

As unhas devem ser lixadas sempre na mesma direção, em movimentos das extremidades ao centro, retornando ao ponto de partida até obter a forma desejada. Dessa forma a lixa sela a ponta da unha, deixando-a mais lisa e evitando o aparecimento de lascas e fissuras. A técnica é mais demorada, mas o ganho na qualidade, com possibilidade de unhas mais fortes, é maior. Passar a lixa em “vai e vem” pode fazer com que as unhas rachem, descamem e até mesmo quebrem.

As lixas utilizadas devem ser macias e delicadas. Lixas muito ásperas podem fazer com que as camadas se separem.

unha mais fortes e saudáveis: como lixar

4. Formato

Quanto ao formato das unhas, vale escolher o seu preferido e que mais valoriza suas mãos. Mas quem quer evitar o risco de quebras e lascas pode apostar no formato ovalado, ideal para unhas fracas. Já para os pés, a melhor opção é o formato quadrado. Ele diminui o encravamento, pois faz com que haja menos chances da unha entrar pela pele do canto do dedo ao caminhar.

  • Deixe um comentário